quarta-feira, 10 de julho de 2013

Episódio 11: O QUE ACONTECE ÀS 19 HORAS?

Tenho certeza que não é só na minha casa.
Aqui, às 19 horas é o horário da grande problemática familiar. Tenho algumas teorias, mas é incrível como nesse horário as coisas saem do prumo e a confusão se arma. Por nada.
Meninos chegam da escola e vão direto para o banho. Essa é a rotina às 18 horas. Tomam banho e já começam a se estressar (pelo shampoo, pela cor da água, pelo sabonete... enfim, pelo que puder ser motivo de discussão).
Saem do banho e jantam. Quer dizer, pelo menos tento dar a janta. SEMPRE há reclamação, isso não como, isso não quero. Daí, já começam a aparecer meus primeiros cabelos brancos. 
“-Aqui não é restaurante e vão comer o que tem à mesa!”. Pronto! Choro na certa....
imagem: Pinterest

Depois, marido chega. E quando chega, já vê a confusão. Nunca consigo falar com ele tranquilamente. Meninos chorando, eu descabelada e a bagunça na cozinha.

Janta dada, meninos vão assistir um pouco de televisão.
Sento para jantar com o marido. Basta sentar que sempre escuto: “-Mamãe, preciso fazer cocô!”. Eu digo, vai filho e me chama quando acabar... é o tempo certo de fazer o prato, colocar no microondas para então dar a primeira garfada... Doce ilusão.
Sempre na primeira garfada vem: Manhêêêê, termineiiiiiiiiiiiiii!
E lá vou eu. E o marido esperando...

E  volto para então, finalmente jantar. Ah não... não é tão simples assim. Sempre, na segunda garfada, vem meu mais velho, pedindo uma fruta. Eu digo: Filho, vai lá e pega. E ele responde: Ah mamãe, gosto de comer sem casca... tira pra mim?
E lá vou eu. E o marido esperando...

E volto para jantar. Normalmente chego  um pouco mais da metade do prato (enquanto ouço brigas por conta do canal que vão assistir) e chega a hora da sobremesa. Sobremesa? Que nada... começam as cólicas da bebê.
E lá vou eu. Ela chora, chora, chora; eles discutem, brincam, aumentam e diminuem o volume... e eu balançando prá lá e prá cá...
E o marido? Entra na dança!

Sobe com os meninos para mudar o foco e diminiuir a barulheira. E eu? Balançando prá lá e prá cá. E a bebê? Chorando... E os meninos? Discutindo...
Passam alguns minutos (às vezes muuuuuitos minutos), a bebê acalma; os meninos acalmam, eu acalmo e o marido acalma.

Então lá vai o marido com o mais velho pra dormir. Esse dorme rapidinho. E eu? Dando mamar. E o do meio? Fazendo estrepulias na minha cama, enquanto eu tento dar mamar no silêncio... ah tá...
Volta o marido e coloca o do meio pra dormir. Esse demora mais um pouco.
E eu? Dando mamar.

Volta o marido e vai para o seu tão sonhado banho. E eu? Dando mamar...
Quando ele sai do banho, já estou na 5ª ou 6ª vez voltando no quarto da bebê para recolocar a chupeta que ela insiste em cuspir, mas que também não acalma e dorme sem ela...
Quando, finalmente, os três dormem, vou para o banho. E relaxo. E penso. E curto o silêncio.

E quando volto ao quarto para finalmente dar atenção, conversar sobre o dia... o marido? Dormindo...

E sabe o que é o mais engraçado? Amamos essa loucura toda. De todos os dias. De muita gente. De família grande.
Vou para o meu sono para tentar recuperar a serenidade que, no dia seguinte, tudo se repete!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que achou?