domingo, 2 de junho de 2013

Episódio 2: VOCÊ VAI FICAR ALIENADA

Outro dia me perguntaram: “Você viu o meteoro que caiu na Rússia?”
Eu? Vi? Meteoro? Rússia??????

Fiquei com aquela cara de paisagem: “Um horror não é??”. Sem ter a mínima noção do que havia acontecido...
Mas aí me lembrei que em algum momento da minha vida tive aulas de geografia e história. Então, se eu pensar mais um pouquinho, vou me lembrar....
Rússia.... AH, Já sei! Aquele país que era da União Soviética.... ah, é mesmo! Que tinha um presidente com uma mancha vermelha na careca... Gorbatchev, não é isso?? Sim, Sim, é isso.... Só que isso faz décadas....

Meu Deus! Onde eu estava quando o meteoro caiu na Rússia???
Já sei!!! Estava entre canais infantis, DVDs infantis, músicas infantis. Certeza que estava vendo Jake e os Piratas, a Casa do Mickey Mouse, Carrossel, Art Attack, Detetives do Prédio Azul...
E nesses canais não passam notícias.... ah, foi por isso....


Quem nunca se pegou sem saber do que as pessoas estavam falando? Que aquela notícia aconteceu na hora do programa favorito do seu filho?
Isso pra mim, é comum. Sempre pensei: “Pôxa, bem que nesses canais infantis podia passar um resumão dos fatos para que as mães não fiquem sem graça nas rodinhas de bate-papo”.

Mas, peraí. Se é bate-papo de mães, JAMAIS se tocaria no assunto do meteoro na Rússia. Mas, com toda certeza desse universo, estaríamos falando de quem??? De quem?? De quem???
Dos nossos filhos! Claro!
De como são inteligentes, como comem, o que comem, que o meu é melhor que o seu, que o cocô dele é assim ou assado, com a textura assim ou assada ou cozida...

Daí você me pergunta: Mas por que cargas d’água você não entra na internet e lê a primeira página dos sites de notícias???
Porque quando não estou com meus filhos, estou trabalhando (eu também preciso de vez em quando) e nessa hora, preciso aproveitar a ‘folga’ da função mãe para acionar uma das minhas tantas outras funções... E aí, nem me lembro que existem sites de notícias.
E ainda trabalho com a musiquinha do desenho na minha cabeça: “Miska, Muska, MIckeyyyyyyy Mouse!!!”

OK, Ok, como já diz o ditado: Quem não quer arruma uma desculpa e quem quer arruma uma maneira.
Então, não quero. Prefiro abrir mão do Jornal Nacional pra poder assistir o Carrossel. 
Se eu adoro? Não... mas é um momento que tenho com eles. De conversar, rir, dividir o mesmo espaço e acostumar que pais e filhos assistem programas juntos.
Por isso, aqui em casa, nada de televisão no quarto tão cedo.

Prefiro abdicar de algumas coisas, entre elas o Jornal. Afinal, cada notícia é uma tragédia.
E, infelizmente, cada dia está pior. Daí, como todas as crianças espertas e curiosas, começam as perguntas: “Mamãe, porque esse cara colocou fogo numa outra pessoa?”
imagem: Pinterest
E o que dizer? Como explicar esse absurdo???

Então, por minha escolha, prefiro explicar a eles porque a Maria Joaquina não gosta do Cirilo.

Ainda é muito cedo para que eles entendam que alguns seres humanos, muitas vezes não têm explicação. 
Escolhi deixar que eles ainda acreditem piamente que polícia prende bandido e que o vice-versa não existe.

Alienação? Que seja...
Por aqui escolho continuar alienada...                                                                                                                                             
    

2 comentários:

  1. Adorei sua dica no forum das mamaes e futuras mamaes. E vi conferir de perto seus relatos. E ja me indentifiquei de cara com esse rs rs rs ...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho tão bom quando criança é só criança!!! Fico arrasada quando meus alunos (7anos), conversam entre si sobre Big Brother, o vilão da novela das 9h, ou "eu tenho iphone". Fui feliz na minha infância e por isso tenho tantas lembranças boas... brinquei de casinha, fiz comidinha, pega-pega, barra-manteiga, esconde-esconde ... Hoje milhares de crianças não sabem brincar! E para mim isso é reflexo da dinâmica e rotina familiar. Pena! Adoro mães alienadas como você!!!!!

    ResponderExcluir

Me diga o que achou?