terça-feira, 25 de junho de 2013

Episódio 9: O PAI

Não acho justo apenas falar do papel da mãe na vida dos nossos filhos. 
O pai tem um papel tão fundamental quanto nós.

Por um bom tempo, o papel do pai é ser coadjuvante. Acompanha a mãe no pré natal, acompanha o parto e o nascimento mas efetivamente não tem um papel real na vida de um bebê tão pequeno. A mãe alimenta, a mãe acalenta, a mãe vive 100% do seu tempo para aquele pequeno ser.

Mas o tempo passa, e aquele bebê tão pequeno cresce (e rápido). E aí, começa a interagir com esse homem (ou figura paterna) que faz parte do dia-a-dia. Eles se reconhecem e se amam.

Para os meninos, principalmente, a figura paterna se torna um espelho. Quem nunca sonhou em ser como seu pai quando criança? Grande, forte, provedor, amigo e companheiro?
Para nós, meninas, quem nunca sonhou em casar com um homem como o pai? Carinhoso, dedicado e herói??

Os homens ganharam o dever e o direito de participar de cada etapa do desenvolvimento dos filhos. Eles ganham felicidade, amor e carinho mas também dão na mesma intensidade.

Meu pai é um grande homem. Sempre presente, sempre prestativo, sempre carinhoso e companheiro. Com esse exemplo, não poderia ter escolhido pai melhor para meus filhos.
Meu marido mudou; e muito, após a paternidade. Ele aprendeu a se doar sem medo. Criar sem expectativas, educar por bons princípios, ser mais paciente e, principalmente, compreendeu que nem tudo acontece como e quando ele quer.

imagem: Pinterest
Ser pai (independente de biológico ou não) é simplesmente se doar. Incondicionalmente. Não esperar nada em troca. É aprender todos os dias. É ensinar. É amar acima de qualquer coisa.
Hoje, vejo meus filhos irem aos jogos de futebol com o pai. À padaria, ao supermercado... essas atividades tão simples tem um peso tão grande na formação dos meus meninos. E isso me mostra o quanto um bom companheiro (seja pai ou não) pode ser um grande exemplo na formação do caráter dessas pequenas pessoas.

Um pai carinhoso, cria um marido carinhoso. Um pai amigo, cria um marido amigo. 
Um pai presente cria um grande homem.


E um grande homem pode fazer um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que achou?